sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O GIGANTE, A MULHER E UM LIVRO DE POESIAS.

Existem na vida fases que encaramos situações que determinam nossas ações. Ao escrever este post tentei fazer um paralelo de alguma das facetas da vida do homem que em "Atos 13.22" é chamado de o homem segundo o coração de Deus.

O chamado de Davi como o ungido de Deus a fim de dar continuidade à primeira dinastia Judaica que tem inicio por meio de Saul que tomba no campo de batalha. Durante o reinado de Saul acontece um lance que eterniza a ousadia juvenil deste garoto chamado Davi. Em I Samuel 17 diz que ele ao levar alimento aos irmãos contempla uma situação de vexame para Israel. O gigante filisteu lançando provocações contra o exercito de Saul e o que mais incomodou o rapaz a total falta de coragem para enfrentar-lo contra os impropérios contra o Deus de Israel.

Diante desta situação, o arroubo juvenil do pequeno ruivo o fez tomar uma atitude que surpreendeu a todos. Embora Saul o tente vestir-lo como guerreiro ele abre mão dos paramento e vai contra o desafiante portando apenas uma arma rudimentar chamada (funda) "pequena base de couro para alojar a munição (pedra) amarrada por duas tiras também de couro que ao ser rodada com certa técnica no momento exato e com movimento preciso disparava a munição quase sempre de maneira mortal contra o o alvo, que neste caso foi o gigante filisteu. A carnificina que se segue não nos interessa neste momento, mas a conclusão do tema "O Gigante" retrata bem o que acontece com a maioria de nós quando temos impeto suficiente para qualquer um que se oponha ou declare suficientemente grande para oprimir aqueles a quem Deus ama.

O tempo passa, empossado rei de Israel Davi goza de um prestigio inestimável em meio ao povo. Deus dá em suas mãos povos inimigos, lhe permite como rei ter tudo que deseja, tem inclusive algumas esposas como, Ainoã, Abigail, Maaca, Hagite, Abital e Eglá quando reinou em Hebrom, como rei quando muda para Jerusalém casou-se com Bate-Seba.


A expansão de seu reino financeiramente é invejável seus projetos ambiciosos, haviam guerras mas ele as vencia. Mas em determinado momento, enquanto uma guerra estava em curso Davi (o homem segundo o coração de Deus) passeia no alpendre de seu palácio, vislumbra ali uma senhora casada, com um de seus soldados, daqueles que como ele na juventude tinha o impeto para defender a honra do Rei e em consequência a do Senhor que o Rei servia, Deus.

Davi não resiste, deita-se com a mulher, lambuza-se de prazer, dispensa a mulher e logo saber que ela está gravida. Neste momento não é mais o jovem com o impeto corajoso que está na defesa de uma causa em nome do Deus que ama que se manifesta, está lá o Rei, que abusa do poder de ser rei e despreza tudo o que Deus havia lhe dado de melhor, deu-lhe esposas como: Ainoã, Abigail, Maaca, Hagite, Abital e Eglá enquanto reinou em Hebrom. Deois mudou-se para capital Jeruralém onde conheceu e casou-se com Bate-Seba.

Quando a bíblia diz que Deus é amor é porque existem características importanticimas no exercício deste amor, e uma delas é o respeito pelo próximo. Alguns preferem dizer que Deus é poder e Deus o é, mas mesmo na bíblia ele prefere ser relacionado ao amor, poder cria diferenças, amor promove igualdade.

E finalmente chegamos ao Livro de Poesias. Depois destas duas fazes que o homem segundo o coração de Deus se vê envolvido resta-lhe começar a rascunhar o que depois se tornaria o livro de Salmos. Neste livro de poesias existem obras que nos mostram um homem amargurado ao profundo de seu ser, um homem arrependido de tudo que deixou de fazer por um prazer efémero, um homem que descobre que só olhando com olhos e coração de confissão é capaz de reatar os versos contidos neste livro.

Salmodiar e lamentar é a ambivalência da fé que nos leva ao arrependimento, saber dar a Deus louvores deve também ensina-lo a angustiar-se pelas lutas e provas. Davi morre, sua história permanece, as vezes me vejo diante de gigantes, dos prazeres suscetíveis  a todos gênero humano, mas tenho aprendido a buscar consolo no livro de poesias do homem segundo o coração de Deus, para que eu me torne ao menos um homem que almeja o coração de Deus.

Paz e Bem