terça-feira, 4 de outubro de 2011

RESIGNAÇÃO COM CUMPLICIDADE



E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.  Atos 2:42-47

A decadência de uma sociedade começa quando o homem pergunta a si mesmo: O que irá acontecer? Em vez de: O que posso fazer? A decadência seja da sociedade mais ampla, seja em quaisquer instâncias como família, trabalho, política e em nosso caso a igreja , quando tem seu princípio imperativo ético da ação substituído pela acomodação e pela espera desalentada, isto é, quando se abre mão do dever de libertar e se exige algo para ser exatamente agente de libertação.

Ao ler o texto de “Atos 2.42-47” resolvi fazer um pequeno exercício exegético sobre “Resignação com Cumplicidade”.

A igreja primitiva ou a igreja primeira começou a se apresentar de forma “Resignada com Cumplicidade” buscando estar de forma presente na sociedade.

Primeiro eles estavam juntos, tornaram-se uma cooperativa, a igreja primitiva era uma grande cooperativa, eles estavam juntos o tempo todo comiam juntos todo dia eles oravam eles perseveravam cresciam na doutrina dos apóstolos eles queriam ser melhores cristãos, eles queriam ser seguidores de Jesus e entenderam que Deus estava reinventando a humanidade porque esta é a proposta da igreja de Cristo.

Jesus não veio montar uma religião, não veio disputar com outras religiões, não veio apresentar-se como um Deus melhor que outros, até porque não existem outros deuses. Porque a praia de Deus é a humanidade, por isso Deus veio reinventar-la, essa é a idéia, a igreja é Deus reinventando a humanidade, chamando a humanidade a sua origem, seu propósito, de ser gente por meio da “Resignação com Cumplicidade”.

Portanto a humanidade na cabeça de Deus é uma grande cooperativa, onde todos trabalham por todos de modo que ninguém esteja abandonado em hipótese alguma, ninguém fica sozinho, ninguém sofre sozinho, ninguém fica sem saída, porque existem “Resignação e Cumplicidade” no evangelho cooperativo.

É desta forma que eles nos mostram e nos ensinam a respeitar Deus, a igreja primitiva respeitava Deus, que faz toda a diferença. A grande maioria dos seres humanos esqueceu que o único jeito de viver bem é respeitar Deus; Porque quando a gente respeita Deus a gente passa a respeitar tudo o que Deus criou, e respeita a si mesmo,  porque fomos criado por Deus, e trata as outras pessoas a partir deste respeito que a gente tem por Deus, isso é revolucionário é o principio da “Resignação com Cumplicidade” fazer tudo na vida  a partir do principio de um profundo respeito por Deus, relacionar-se com tudo e com todos a partir deste principio.

Quando Deus sente que existe este respeito Deus responde com prodígio e sinais, uma das características da igreja primitiva era o profundo respeito por Deus, e quando Ele se vê respeitado ele responde com prodígios e sinais.

A frase do texto “Vendiam suas propriedades e bens e repartiam à medida que alguém tinha necessidade” é uma frase revolucionária também, por quê? Porque ele diz que quem dá o tom da ação da comunidade não é a possibilidade da comunidade, mas a necessidade de quem a comunidade beneficiará, com “Resignação com Cumplicidade”.

Paz e Bem.